sistema de produção
O Sistema de Produção é o meio pelo qual pessoas usam máquinas, ferramentas, procedimentos e controles para realizar o processo produtivo. Todos esses elementos juntos fazem com que o sistema produtivo funcione, cada qual com as suas funções.
O objetivo aqui é fazer com que a matéria prima entre, passe pelo processo produtivo e no final saia o produto acabado. Esse procedimento é chamado de Etapas do Sistema de Produção
Existem 3 tipos de sistema produtivo, vamos falar um pouco a respeito deles:
Produção Contínua - Geralmente usada por empresas que trabalham com produto padrão, que a sua matéria prima não tem variação (ou pouca variação), seu processo é sempre parecido e o produto oferecido para o mercado é padronizado. Podemos usar como exemplo empresas que produzem farois automotivos; um favor de um determinado modelo e ano sempre será igual, não vai sofrer alteração (quando produzido como a montadora de automóvel determina).
Produção Intermitente - Esse sistema é mais utilizado por empresas que querem fazer a rastreabilidade de suas matérias primas e produtos acabados. Afim de ter um histórico de quais lotes foram usados na produção e quais lotes foram vendidos e para quais clientes. Muito aplicado na área de produtos químicos por exemplo, que precisam saber se as suas matérias primas estão dentro do prazo de validade e qual é a validade do seu produto acabado em estoque.
Produção por Projeto - Tipo de sistema que é bastante usado para industrias que trabalham com itens personalizados já que a matéria prima tem muita variação de uma produção para a outra. Geralmente é produzido os itens para um determinado cliente, e após o término daquela produção, é iniciada a produção para outro cliente. Um exemplo desse tipo de serviço são empresas que produzem esquadrias para casas de alto padrão, pois uma janela, porta, vitro de banheiro nunca será igual a outra.
Certamente a sua empresa se encaixa em pelo menos um desses três modelos apresentados. Digo um desses três pois algumas empresas podem trabalhar com produtos padronizados e personalizados por exemplo. É importante saber em qual tipo de sistema a empresa está inserida para poder estudar as melhores estratégias de produção, afim de ter menos custo e melhor eficiência.
Próximo Assunto