análise de capacidade produtiva
A Capacidade Produtiva é definida a partir das informações que a empresa disponibiliza com relação a estimativa de tempo padrão para fabricação dos seus produtos. Essa informação é confrontada com a estimativa de vendas informada pelo setor comercial, de onde dá-se início ao planejamento do Plano de Produção
EXEMPLO PRÁTICO
Podemos observar na tabela acima o Plano de Produção de uma empresa de portas e janelas, e na coluna ao lado a estimativa de tempo de produção (em horas centesimais). O total de horas necessárias para cumprir esse plano é a multiplicação da quantidade a produzir vezes o tempo estimado.
Vale observar que nesse calculo é levado em consideração também a quantidade de horas que a empresa tem disponível para a produção desse plano (horas totais de funcionários).
A equação das horas planejas divido pelas horas disponiveis é o resultado do tempo necessário para cumprimento do plano de produção.
Fórmula da Capacidade Produtiva:
Plano de Produção (Em Horas - 1.219,40h) / Capacidade Produtiva Mensal (Em Horas - 1.188,00h) = Tempo Estimado de Produção (Em Meses -1,03 mês)
Ou
Plano de Produção (Em Horas - 1.219,40h) / Capacidade Produtiva Diária (Em Horas - 54h) = Tempo Estimado de Produção (Em Dias - 22,58 dias)
Observação: Para descobrir a Capacidade Produtiva do Produto, é necessário saber qual é o Tempo Estimado Padrão de produção de cada item que a empresa comercializa.
Essa informação é obtida através de acompanhamento de produção, cronometrando um determinado período de produção para estimar o tempo padrão do produto. Tendo essa informação, é necessário dividir a quantidade de horas diárias trabalhadas (geralmente 9h/dia) pelo Tempo Estimado Padrão do produto. O resultado é a quantidade de itens previsto produzir por dia.
Exemplo:
Produto A - Produz 1 (uma) unidade a cada 2h
9h por dia / 2h por produto = 4,5 produtos por dia
4,5 produtos por dia * 22 dias uteis por mês = 99 produtos por mês
Próximo Assunto