Nessa etapa do processo, analisamos os números de produção vigente e comparamos com o plano de produção elaborado para verificar se; o que foi programado foi de fato cumprido, e também ter uma estimativa e expectativa de produção futura.
Uma das ferramentas aplicadas nessa etapa é o clico PDCA, do inglês Plan, Do, Check and Act (em forma de tradução adaptada: Planejamento, Desenvolvimento, Checagem e Ação).
Com os resultados dessa analise em mãos podemos tomar uma ação de melhoria para que os próximos processos sejam mais eficientes.
Dados Analisados nessa etapa:
Comparativo de Quantidade e Valores Produzidos com o Plano de Produção Estimado (O que foi planejado, foi produzido?)
Comparativo de Quantidade e Valores Produzidos com os parâmetros de meses anteriores (O que foi produzido teve desempenho satisfatório?)
EXEMPLO PRÁTICO
Acima temos um exemplo de quantidades de produção e a comparação dos números produzidos em relação aos anos anteriores. Outros dados importantes são a comparação desses números com o Plano de Produção.
Note nesse exemplo que, a quantidade produzida em 2018 foi menor que as quantidades dos anos anteriores. Nesse caso, isso aconteceu devido a uma estratégia adotada pela empresa em questão, onde foi definido que os preços de venda seriam reajustados para cima, e como efeito dessa ação, os pedidos seriam menores (menor numero de vendas, maior lucratividade e produção controlada).
Com essa ação, 2018 foi um ano de produção enxuta, com menos pessoas e planejamento satisfatório
Próximo Assunto