O Pedido de Compras é uma ferramenta básica e necessária na gestão do setor de suprimentos, porém precisa ser monitorada de perto para que não caia no descuido de ficar desatualizada.
É uma tarefa simples monitorar esse controle, entretanto é necessário estar constantemente atualizado para que todos os envolvidos na administração do processo produtivo possam saber o que foi solicitado e pra qual demanda o material comprado será destinado.
Após feita a tarefa que chamamos de "Explosão de Material" (geralmente de responsabilidade de um setor Técnico, PCP ou setor de Projetos, dependendo de cada modelo de negócio), é apresentada a Lista de Necessidade de Material. Uma vez dado baixa dos itens que já possuem saldo no estoque, é gerada a Lista de Necessidades de Compra.
EXEMPLO PRÁTICO
Abaixo temos um exemplo onde são geradas as requisições em ordem numérica e salvas em PDF para que o setor de compras possa encaminhar tais requisições para os fornecedores.
Usando um padrão para nomenclatura dos arquivos gerados, é possível montar um relatório analítico para saber quais (e quantas) requisições foram feitas para cada cliente, e posteriormente avaliar também o custo total gasto com material.
Próximo Assunto